Pergunta e Resposta

PERGUNTA: Para que alcancemos a iluminação, quanto devemos contar com nós mesmos e quanto devemos nos apoiar no lama ou em alguma outra força externa?

RESPOSTA: Precisamos contar com ambos, com o lama e com nossos esforços. Embora possamos alcançar realização pelos nossos esforços, as catalisadoras dessa transformação são a relação com um professor digno e a aplicação de ensinamentos autênticos.

Quando começamos a praticar, procuramos, fora da nossa própria experiência limitada, os meios que possam nos propiciar liberação; não basta contarmos apenas conosco, pois isso já não deu certo no passado. Se tivesse funcionado, não estaríamos ainda perambulando pelo samsara. Nenhum de nós quer sofrer e, no entanto, sofremos, apesar de todos os nossos esforços. Precisamos nos voltar para alguma coisa ou para alguém que possa nos mostrar o caminho que leva além do sofrimento.

Ao mesmo tempo, confiamos em nossos esforços ao ouvir cuidadosamente os ensinamentos, ao contemplar seu significado profundamente e, por fim, ao internalizá-los por meio da meditação.

Portanto, em última análise, é principalmente por meio da nossa própria prática que alcançamos a meta. O sucesso está, em certo sentido, na palma da nossa mão.

– Chagdud Tulku Rinpoche, trecho extraído do livro “Portões da Prática Budista”, cap. 21.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s