Período de Saga Dawa – O Nascimento do Buda Shakiamuni

Haverá, nesta quinta-feira, dia 05/06, às 19h, no Gandharva, prática em celebração ao Saga Dawa:

  • Prática de Tara Vermelha Concisa;
  • Leitura do Sutra do Coração (Prajnaparamita) e Prece de Aspiração de Samantabadra.

 

Saga Dawa, que celebra o nascimento, a iluminação e o parinirvana (morte) de Buda Shakiamuni, é um dos quatro períodos mais sagrados do calendário budista. Em 2014, terá início na Lua Nova de 28 de maio, com um eclipse solar, e se encerrará na Lua Cheia do dia 13 de junho, com um eclipse lunar.

É dito que nesse período os méritos são acumulados exponencialmente, por isso nos dedicamos à acumulação de virtude e renunciamos a atitudes não-virtuosas, para o benefício de todos os seres. Em sua iluminação, aos 35 anos, em Bodhgaya, o Buda proclamou: “Profunda paz, simplicidade natural, luminosidade não composta, eu encontrei o néctar do dharma”.

Quando o Buda se deitou para morrer, no seu Parinirvana,  em uma gruta na floresta em Kushinagara. Rodeado por 500 de seus discípulos, ele disse: “É a natureza de tudo que toma forma se dissolver novamente. Busque com todo o seu ser atingir a perfeição”.  Neste dia as ações positivas e negativas são multiplicadas por 100 milhões.

Nossos Lamas enfatizam a importância de incrementarmos nossas práticas nesse período. Que período poderia ser mais auspicioso do que este para a prática em grupo? Nesse sentido nos orientam para que sempre que possível estejamos reunidos como sanga, participando das práticas coletivas, fazendo oferendas e outras atividades. Quando isso não for possível, nos pedem que tomemos nosso tempo e pratiquemos sozinhos, mas reiteram que nesse período devemos nos conectar com nossa prática de forma mais intensa e com uma motivação adequada.

 

https://i1.wp.com/www.rigdjed.org/Site2009/wp-content/uploads/2010/05/sagadawa1.png

Anúncios

2 comentários em “Período de Saga Dawa – O Nascimento do Buda Shakiamuni

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s